sexta-feira, 3 de julho de 2009

Saiu no O DARDO*

Relato de uma Caloura...

Há muito tempo, quando comecei a pensar em fazer uma faculdade, achei que até eu terminar e ensino médio o método do vestibular ia ser abolido. Aí então os professores responsáveis pela entrada de estudantes em um curso superior iriam verificar o histórico escolar desse aluno e fazer com ele uma entrevista, de maneira que a aprovação do mesmo fosse dada por sua consciência em querer exercer seu papel na sociedade estudando e praticando seus estudos para modificá-la e melhorá-la.

Cheguei ao meu último ano do ensino médio e o vestibular continuou o mesmo, com todas aquelas provas e provas. Então as fiz: THE, Não Específica, Específica, paciência, notas, mais paciência e finalmente o resultado:

-Você passou e eu também. Disse um amigo que me ligou para contar essa maravilhosa notícia.

Comecei a me preparar para a matrícula e esse dia foi mágico, finalmente pude dizer:

-Sou aluna da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

No primeiro dia de aula conheci, estou conhecendo e até concluir meu curso conhecerei pessoas maravilhosas. Uma delas que se tornou uma grande amiga, naquela primeira semana de curso me apresentou o prédio onde eu estudo. Passando pelos corredores finalmente me dei conta de que iria passar quatro anos e meio frequentando aquele lugar. Então me perguntei:

O QUE EU ESPERO DA UFRJ?

Um lugar onde eu possa formar um pensamento crítico e para isso espero um bom curso, com uma grade completa de professores efetivos. Espero estruturas físicas de qualidade, prédios com todas as salas em funcionamento, materiais didáticos e bibliotecas para um melhor aprendizado, banheiros de portas abertas e bebedouros à disposição.

Da UFRJ para com seus alunos, especial atenção com saúde, alimentação, benefício moradia e bolsa auxílio e estágios. Espero oportunidades e vagas para cursos que estejam no papel e na realidade.

Espero que minha universidade seja referência no Brasil, para que tantas outras sigam o seu modelo e faça aparecer no nosso país pessoas críticas e formadoras de opinião.

Eu sei que tudo isso pode acontecer, e também sei que para acontecer é preciso ação. Ação do Governo, da Reitoria, das tantas direções, dos professores, funcionários e principalmente dos estudantes. Por isso mesmo, espero dos alunos, tanto veteranos quanto calouros, do meu curso e de todos os outros, união, garra, força de vontade e atitude.

Logo que entrei na UFRJ, procurei conhecer o que há de movimentação política, pois acho importante me posicionar para lutar por tudo isso que eu espero e que ainda não está disponível. Agora eu faço a minha parte.

Você já se perguntou o que espera da UFRJ? Se pergunte.

Você já se posicionou politicamente? Se Posicione.

Você faz a sua parte? Faça.

Se cada um tiver consciência de que pode fazer acontecer, juntos somos fortes, e fortes, faremos da UFRJ uma Excelência na educação, e é isso que eu espero.

*O DARDO é um jornal organizado pelos estudantes do Centro Academico de Educação Física e Dança (CAEFD)

Um comentário:

Anônimo disse...

Espero que consiga realizar tudo que está planejando! Precisamos muito de valores políticos ainda e o que não está acontece.
Amei o texto beijos!